MDP ou MDF, qual é melhor?
Uma das dúvidas mais comuns na hora de comprar um móvel é sobre o seu material. Então a velha pergunta sempre volta à tona: Qual é melhor, o MDP ou o MDF?
Nesse texto vamos explicar cada um deles, incluindo seus prós e contras.
A realidade é que os dois materiais são bons, porém cada um atende uma necessidade diferente.
Vamos começar falando sobre o MDF.
A sigla vem das palavras Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média. Ele é composto por fibras de madeira e resina sintética, o que proporciona um acabamento uniforme.
Confira na imagem abaixo:
Essa característica permite que as chapas aceitem cortes em diferentes direções. EX: cortes arredondadas ou bordas usinadas. Com isso, o MDF geralmente é encontrado em tampos ou portas.
Quando o assunto é estrutura, o MDF tem tendências maiores a empeno do que o MDP. Já em relação umidade, nenhum dos dois é recomendado. Porém, o MDF é mais vulnerável.
Já o MDP significa Medium Density Particleboard ou, em português, Painel de Partícula de Média Densidade. Ela é composta por partículas de madeira prensada, e é dividida por 3 camadas, uma mais grossa no miolo e duas mais finas nas superfícies.
Confira na imagem:
O MDP é mais barato e leve que o MDF. Porém, mesmo assim ele é mais indicado em peças estruturais, pois é mais resistente ao empenamento.
Já quando o assunto é acabamento, ambos materiais são bem versáteis. Eles tem compatibilidade com diversos acabamentos, como pintura UV, BP, laca, verniz, etc.
Por fim, a conclusão é que não da para dizer que um é melhor ou pior que o outro, pois vai depender da finalidade de utilização.
Caso seja um móvel com usinagens ou formas diferentes, escolha o produto em MDF. Agora, se busca um móvel com linhas retas e que exija mais resistência, a melhor opção é o MDP.
Fique ligado em nosso blog, em breve vamos trazer mais conteúdos para você. 😉